4ª ETAPA – DESENVOLVENDO A FUNÇÃO VISO-MOTORA
Foram
adaptadas diferentes formas de tipógrafos para trabalhar a coordenação
motora, visando desenvolver o processo de escrita, alcance do estágio
ideal, facilitando assim, a aquisição futura de uma melhor habilidade
para a leitura. A criança poderá utilizar esse recurso, o tipógrafo,
também como auxílio para o alinhamento e distribuição das letras e
frases durante o processo de escrita, além de oferecer melhor dimensão
do espaço a ser utilizado e a relação deste com o tamanho da palavra.
Além de que, durante este processo de aquisição da escrita podemos
encontrar uma relação deste com a teoria da psicogênese de Piaget e
Emília Ferreiro. É oportuno que a escrita se desenvolva bem antes da
aquisição das habilidades e/ou capacidades visuais para o processo de
leitura.
Ainda, no final do ano de 2007, BS oralizava e escrevia
com auxílio do tipógrafo as letras do alfabeto (letras de imprensa),
palavras e pequenas frases, mas, no entanto, ainda não havia alcançado
uma capacidade visual para leitura.
Este
ano, em 2008, em parceria com os pais, BS está matriculada numa escola
regular de ensino e esta tem acompanhado de forma prazerosa tal
experiência. Com esta parceria, visamos minimizar a tensão obtida
durante quase dois anos, com relação “Braille” e “negro”, e dar-lhe
oportunidade de conviver com outras crianças, numa nova rotina de
trabalho, pretendendo com isso, além de seu desenvolvimento cognitivo a
evolução de sua condição visual-cognitiva.
Assim sendo, com o
apoio da mãe e da escola, tem sido possível até hoje, desenvolver suas
habilidades socializando e integrando a BS ao mundo panorâmico.
É
extraordinária a mudança advinda de seu ingresso numa escola “comum” em
que convive com crianças ditas “normais”. Seu material escolar está
sendo adaptado durante todo o processo. Os pais compraram os livros
comuns para facilitar o acompanhamento com o professor de estimulação
visual e a terapeuta ocupacional, para que possam trabalhar com
antecipação habilidades necessárias para execução de algumas atividades.
A escola tem demonstrado aceitação e interesse no trato com a criança, a
família e os profissionais.
BS
não demonstra aparentemente nenhum tido de dificuldades em seu processo
de aprendizagem, entretanto, é possível perceber que a BS apresenta
atraso com relação aos processos de leitura e escrita (maior dificuldade
com a leitura). Tais dificuldades, de forma alguma, prejudicarão seu
desenvolvimento educacional, pois, é possível, através de adaptações e
das orientações dadas ao professor de sala comum promover o acesso à
aprendizagem e aquisição de conhecimentos através de conteúdos abordados
em sala de aula.
A aprendizagem e assimilação do conteúdo podem
se incidir através de conteúdos oralizadas e/ou atividades adaptadas,
afinal, o objetivo principal da escola é o conhecimento e aprendizagem
dos conteúdos. A leitura e a escrita seriam apenas recursos para esta
aquisição. No entanto, não é possível que a BS utilize-se da leitura
para aquisição do teor escolar. A família, os profissionais e colegas de
sala servirão de intercâmbio entre o conteúdo a ser lido e a criança.
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