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As seguintes imagens pretendem mostrar-lhes
exemplos de materiais econômicos, bem como, adaptações de recursos, de
baixo custo e que estejam ao alcance de todos para prática do sistema
alternativo no trabalho com crianças de baixa visão.
IDÉIAS PARA ADAPTAR ATIVIDADES ESCOLARES NO TREINO DA MOTRICIDADE
Adaptações
úteis com alunos portadores de baixa visão na prática e treino da
motricidade, bem como, exercício para inicialização e maturação da
habilidade visomotora.
Nas atividades pré-escolares é comum
utilizar emborrachados, cordões, lã, etc., na confecção e adaptação de
recursos e atividades. É importante observar que estas atividades e
recursos devem ser o mais simplificados possível, enfatizando unica e
principalmente o objetivo a ser alcançado. A atividade não deve ser
cansativa, tampouco se deve apressar a criança. É de suma importância a
participação do profissional de forma direta durante as primeiras
apresentações destas atividades. É necessário que sejam dadas as
informações por etapas oralmente (pausas durante as apresentações das
características da atividade). Vejamos os exemplos a seguir:
1. FORMAS CIRCULARES
(flor adaptada com emborrachado - vazado em círculo no miolo da flor, corpo de lã e folha de cartolina laminada verde)
Professora:
Esta é uma flor. Olhe que bonita! Aqui estão as pétalas, o miolo...
(neste momento a professora fala a parte expercífica, dá sua
característica e pede a criança para olhar ao mesmo tempo que segurando
em sua mão passa por sobre esta parte).
Após a apresentação, pede a criança para contornar, na forma circular, o miolo da flor.
A
medida que a criança vai dominando o movimento e o reconhecimento tátil
e visual, a professora poderá adaptar novas atividades, diversificando
quantidades (1, 2, 3...), tamanhos (do maior para o menor), relevos
(alto, médio, baixo e nenhum relevo - apenas o contraste) e até as
formas (flor, carro, pirulito...).
Nas
atividades com barbantes, no exemplo a seguir, o professor poderá
trabalhar outros conteúdos - neste caso o tema será higiene. E, para
complementar seu raciocínio lógico, o profissional poderá fazer o
sabonete de emborrachado na cor vermelha e as bonhas com contornos de
barbante ou cordão.
Para temas matemáticos, a criança poderá
identificar as maiores, ou menores; o professor poderá solicitar que
elas pintem somente as pequenas, ou as iguais, ou até mesmo que faça
colagens com papel laminado. As crianças adoram!
Além das formas
geométricas, com estas atividades, o profissional poderá trabalhar
dentro e fora, bem como, fazer relação das formas geométricas com o
meio, como no exemplo abaixo, onde o quadrado se transforma numa
janelinha que, de acordo com a musiquinha "a janelinha fecha quando está
chovendo... a janelinha abre, o Sol está aparecendo...", faz relação
com atividades da vida diária.
Após
o trabalho com formas geométricas e figuras simplicadas, é possível
trabalhar as letrinhas do alfabeto utilizando lixa para prática do
contorno e reconhecimento visual (o tamanho da letra varia entre 250 e
100, possíveis a atender ao movimento mínimo da coordenação motora e
dimensão máxima do campo visual da criança, se possível).
A aprendizagem da escrita e reconhecimento visual do próprio nome
poderá ser um dos objetivos a alcançar com esta atividade. À medida que
houver domínio de contorno e reconhecimento das letras o profissional
vai trabalhando as letras sequenciadas de formas separadas (em tamanhos
maiores) e juntas (em tamanhos menores a medida que foram acrescentadas
novas letras).
Por
enquanto é só... espero realmente que gostem desse material. Posso
garantir sua funcionalidade. Utilizo constantemente em meus atendimentos
e alcançado 100% de funcionalidade.
Se tiverem dúvidas ou
sugestões para engrandecimento desta atividade, postem comentários no
link "comentários" localizado abaixo.
Um abraço a todos!!!
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