2ª ETAPA – TRABALHANDO COM AS FUNÇÕES VISO-COGNITIVAS
Após amadurecimento das funções visuais cognitivas e melhora no
reconhecimento de luzes coloridas (luz direta), tornou-se possível
inserir recursos coloridos iluminados com a luz da lanterna (luz
indireta). Inicialmente, foram utilizadas atividades com associações:
luz direta vermelha = luz indireta com objeto vermelho, luz direta azul =
luz indireta com objeto azul, e assim por diante.
Concomitante a estas, eram realizadas atividades de colagens com brilhos
e contrastes (utilizando-se da técnica dois em um) com uso de luminária
visando incentivar o hábito da postura correta, bem como, desenvolver
sua atenção visual, coordenação visomotora e habilidades
viso-cognitivas.
Aos poucos as luzes diretas (lanterna) já não eram mais necessárias,
pois, a criança já fazia, além do reconhecimento, a seleção e associação
das cores com uso de objetos coloridos e luminária.
Ainda com uso da lanterna, foram inseridas atividades como adivinhações e
experiências com contação de estórias (variando uso de miniaturas e
livro de estórias coloridos).
Com a luminária também eram utilizadas brincadeiras com músicas e
objetos coloridos (com uma única cor), entre outras, como por exemplo:
para adivinhações – primeiro a criança toca, manipula e olha o coração
vermelho do tamanho da palma da mão, neste momento são citadas todas as
suas características (cor, tamanho, forma, brilho e cheiro), depois se
faz o mesmo com a bola azul (maior que a palma da mão). Mostrar ambas
com uso da luz na luminária, aproximando o mais próximo possível e a
criança poderá responder de acordo com as características especificadas:
A criança reconhece o coração por ser vermelha? Reconhece a bola por
ser maior? Ambas têm o mesmo cheiro? (sim)... Outra forma é colocar café
e açúcar em recipientes plásticos transparentes e pedir a criança, após
reconhecer as características gerais de cada um, para identificar qual é
o açúcar (por ser mais claro) e qual é o café (por ser mais escuro).
Confirmar adivinhações através do tato e do olfato.
Além destas atividades, eram realizadas adaptações para atividades
lúdicas, como: esconde-esconde com uso da luz de lanterna em sala
escura, contação de estórias com as luzes coloridas (estas visavam
desenvolver também sua atenção visual), etc. era sempre percebível o
prazer que sentia durante os atendimentos.
O contato visual de BS com o ambiente começou a melhorar. Era tamanho o
interesse em descobrir o mundo colorido que se encontrava ao redor. Já
procurava olhar e depois pegar para manusear e investigar os objetos de
interesse dentro de seu campo visual.
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